quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Plano de Aula de História: A CULINÁRIA NORDESTINA

Plano de Aula de História: A CULINÁRIA NORDESTINA

AUTORIA: Karina Rajanaiana Predes Benevides

TURMA: 1º Ano do 2º Ciclo

COMPONENTE CURRICULAR: História

O QUE O ALUNO PODERÁ APRENDER COM ESSA AULA?
  • Conhecer  a origem da comida Nordestina;
  • Perceber as várias influências da culinária em relação à comida nordestina

DURAÇÃO: 3 Aulas

CONHECIMENTOS PRÉVIOS TRABALHADOS:

   O professor trabalhará com os alunos sobre a origem da comida nordestina, de quê ela é feita e como ela é feita. E dará exemplos das várias comidas existentes no cardápio nordestino.

1ªAULA:
  O professor dirá para os alunos os principais alimentos trazidos pelos portugueses, pelos índios e pelos escravos, os quais fazem parte da nossa mesa até os dias de hoje. E pedirá que eles pesquisem no site: WWW.nataltrip.com/receitas/ alguns desses pratos típicos de nossa região.
  O professor pedirá para os alunos trazerem para a próxima aula receitas utilizadas por sua mãe que fazem parte da culinária nordestina.

2ªAULA:
  O professor  recolherá as várias receitas trazidas pelos alunos e fará juntamente com eles um blog constando todas as receitas trazidas pelos alunos, os quais comentarão no final  de cada receita se aquela receita é boa ou não. Após terem feito o blog, a professora fará uma votação para escolher uma dessas receitas, pois ela trará para a próxima aula um desses pratos típicos da culinária nordestina.

3ª AULA:
  Cada aluno falará sobre o blog feito por eles, em que lerão os comentários postados sobre as receitas trazidas por eles.
  Em seguida degustarão a receita escolhida por eles, que foi feita pela professora.

AVALIAÇÃO:
  Avaliar se os alunos aprenderam sobre as origens da comida nordestina e também avaliar a interação entre eles durante a construção do blog.

Um comentário: